A influência das portas no desempenho acústico das edificações

Por: Otávio Joaquim – Coordenador do núcleo de acústica
Pedro Gois – Gestor do Setor de Desempenho

O desempenho acústico das edificações, cujos requisitos e critérios são preconizados na NBR 15575, é função da isolação sonora dos diversos elementos que compõem a vedação, seja ela interna ou externa. No isolamento acústico das vedações verticais internas, a parede de separação entre os ambientes é o principal responsável pelo desempenho acústico, porém, aberturas e frestas em outras vedações ou nos elementos que as compõem, como portas e janelas, por exemplo, também podem comprometer significativamente o isolamento.

A NBR 15575 possui requisitos específicos para o conjunto de paredes e portas de unidades distintas separadas pelo hall, onde as portas de acesso aos apartamentos são, sem dúvidas, as maiores vilãs na perda de isolamento acústico. Elas também possuem forte influência no desempenho das paredes de geminação quando estão posicionadas lado a lado, pois o som “contorna” a parede pelas aberturas, reduzindo o isolamento acústico mesmo que a parede possua um bom desempenho.

O índice de isolação sonora (Rw) da porta, parâmetro obtido em ensaio de laboratório, é utilizado na predição do isolamento acústico das vedações, permitindo avaliar se a porta indicada em projeto garantirá o desempenho estimado. Contudo, as condições de realização do teste em laboratório devem ser fielmente reproduzidas em campo, uma vez que aberturas existentes em decorrência de falhas na execução reduzirão o desempenho da porta e os resultados previstos não serão obtidos. Como exemplo deste caso, temos: portas empenadas, portas desreguladas ou fixação por estuma expansiva sem preenchimento total do vão.

Logo, torna-se fundamental na avaliação de desempenho acústico das portas de entrada das unidades habitacionais no momento da compra, e a realização do ensaio em campo após instalação dos componentes, pois caracteriza as condições reais de utilização. Falhas e aberturas não previstas na fase de projeto poderão ser identificadas e tratadas a partir do ensaio de campo.