
Por: Ênio Remígio – Engenheiro do Núcleo de Acústica do Setor de Desempenho
Otávio Joaquim – Coordenador do Núcleo de Acústica do Setor de Desempenho
Seguindo o ritmo natural de desenvolvimento das cidades, as novas edificações habitacionais buscam trazer para a moradia espaços de convivência diversos como salões de festa, playgrounds, academias, co-workings, etc. Essa preocupação está aliada ao fato de as pessoas estarem passando mais tempo em casa, pois, com o ritmo acelerado dos trabalhos e da cidade, as pessoas estão optando pela praticidade e comodidade de ter o lazer perto de casa em vez de sair para buscá-lo e, assim, poupar tempo de locomoção e de espera.
Em contrapartida, a localização desses ambientes pode transformar essa benfeitoria em uma dor de cabeça. Pois, imagine ser despertado pelo barulho dos pesos de academia no início de uma manhã, ou estar querendo um descanso após uma jornada de trabalho e, em casa, ouvir o barulho do salão de festas ou da piscina. Esses são exemplos clássicos de áreas comuns que, somados a outros, como crianças e pets correndo no apartamento acima, tornam-se um incômodo.
Devido a esses pontos, a norma ABNT NBR 15.575 foi desenvolvida, em 2013, com a intenção de avaliar as edificações em diversas matérias, dentre elas, a acústica. A iniciativa foi tomada de forma conjunta entre a sociedade civil, construtores e, também, institutos técnicos. Critérios e requisitos foram postos de forma clara e objetiva, buscando-se, assim, trazer diversos níveis qualitativos e estabelecer ao menos o mínimo de isolamento para todos os novos empreendimentos.
Afinal, o conforto do usuário vai além do atendimento mínimo estabelecido pela norma, o incômodo pode ser relativo entre as pessoas, mas há casos em que se torna unânime.
A situação mais comum para ser exemplificada provém da proximidade da academia com as unidades habitacionais. É comum o relato de perturbação gerada tanto para os apartamentos que se encontram abaixo quanto acima da academia, inclusive com mais de um pavimento de distância.
E ao que se deve isso? Por que o som que é feito no piso de um ambiente consegue se propagar até diversos apartamentos que estão localizados acima?
Diferente de outros ambientes, como espaços gourmet, salões de festas, coworkings, brinquedotecas, entre outros, a academia é capaz de gerar ruídos de alto impacto com a queda de halter, pesos e equipamentos. Os ruídos de impacto se propagam pela estrutura da edificação, nesse caso específico, a vibração gerada é tão intensa que consegue atingir grandes distâncias.
A importância de um projeto de isolamento acústico não se atém apenas a solução de um problema vigente, se dá também na oportunidade de tratá-lo antes que aconteça, proporcionando intervenções menos incômodas e custosas. Trazendo de forma mais prática, é possível recomendar que se mude a localização de um ambiente ou soluções que desconectem o piso final da estrutura.
Para isso, é preciso avaliar, entre outros elementos, a estrutura da edificação, a localização e o tipo de uso dos ambientes, para que assim o projeto seja mais assertivo. Cada situação pede uma avaliação específica, não é fácil garantir o conforto do usuário, por isso é necessário testar e validar sistemas que garantam o desempenho esperado.
As soluções podem ser diversas, entre mais leves e mais robustas. Para tratamento do piso, hoje o mercado oferece mantas acústicas de materiais de diferentes tipos e performances, a possibilidade de fazer uso do sistema de piso elevado sobre molas ou a aplicação de amortecedores pontuais no tratamento específico de equipamentos, além do tratamento aplicado diretamente no forro.